3 de junho de 2020

22 de Maio – Dia do Apicultor

Mais que uma profissão, uma declaração de amor à natureza

A apicultura é uma das atividades agropecuárias que podem ser caracterizadas como sendo ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, ou seja, contemplam os três pilares da produção sustentável. Seu nome tem como origem o gênero de abelhas Apis – (Apis mellífera) ou seja, “abelhas africanizadas”, ou “com ferrão”, cujo criador é o apicultor, que tem no dia 22 de maio (escolhido por coincidir com o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores) uma data de celebração de seu trabalho que, para muitos é considerado uma missão. Isso porque os homens e as mulheres que trabalham com a criação das abelhas podem ser chamados de guardiões desses insetos, que estão ameaçados de desaparecimento por diversos motivos, e são tão importantes para manutenção e desenvolvimento da biodiversidade, os quais são essenciais para a produção de alimentos, por serem responsáveis pela polinização das plantas, sendo reconhecidos como os mais importantes para essa função em escala global.

O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby. É uma atividade muito antiga, originária do Oriente. A espécie de abelha criada pelos apicultores é a Apis mellifera, que, além de produzir o mel, também produz cera, pólen, geleia real, própolis e até mesmo o veneno, que pode ser utilizado na medicina. Mas o apicultor também pode criá-las com outras finalidades, como a de vender espécimes para outros apicultores, ou então para utilizá-las na polinização de determinadas áreas (apicultura migratória). Há ainda apicultores amadores que apenas criam abelhas pela satisfação de colherem o próprio mel, assim como também há apicultores que criam abelhas com intenções científicas, para observação de comportamento e outras ações.

Pode-se dizer que o seu principal papel é manejar e cuidar das colméias, mas não é só isso que consiste a profissão. “Não basta ter algumas colmeias para ser apicultor. É preciso dominar o manejo, entender o comportamento social das abelhas, sua biologia e estar sempre se atualizando sobre as técnicas de apicultura. Deve-se ainda ter respeito e muita responsabilidade ao lidar com as abelhas. O apicultor é uma pessoa que presta um bem grandioso à sociedade, colhendo e disponibilizando o mel, cuidando e protegendo as abelhas de seu apiário, as quais visitam inúmeras florestas e campos de produção diariamente, realizando o processo de polinização, avalia Osmar Mosca Diz, engenheiro agrônomo da Divisão de Extensão Rural (Dextru/CATI).

Para Luis Fernando de Aguiar, engenheiro agrônomo responsável pela Casa da Agricultura de Monte Alegre do Sul, pertencente à área de atuação da CATI Regional Bragança Paulista, e que também é apicultor, a profissão deve ser muito valorizada: “Além do apelo ambiental e benefícios prestados ao meio ambiente, principalmente pela polinização, a apicultura possui rentabilidade e retorno financeiro, como poucas outras atividades agropecuárias, fato que a coloca como uma boa alternativa de renda para os produtores rurais. No entanto, a instalação de apiários deve ser cuidadosa e criteriosa no sentido de escolher um bom lugar para as abelhas e para os apicultores, ou seja, com boas floradas e que, ao mesmo o tempo, não coloque em risco as pessoas que vivem ou trabalhem em seu entorno, evitando acidentes de ataque durante o manejo das colméias”, avalia o agrônomo, que recentemente recebeu um prêmio nacional pela qualidade do mel produzido em sua propriedade.

 

Fonte: Diário de Notícias Agro Planning

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Junho Vermelho

10.ª Missão aos Estados Unidos 2020

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Categorias

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Junho Vermelho

10.ª Missão aos Estados Unidos 2020

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Categorias