23 de janeiro de 2022

Adriana Eliza Matte – Histórias Inspiradoras por Descomplicando o Agro

E hoje vamos conhecer Adriana Matte, mentorada de Andrea Cordeiro e Roberta Paffaro da primeira edição do programa de mentoria Descomplicando o Agro, realizado em julho de 2021.

“O Cooperativismo nasce de uma necessidade coletiva, onde pessoas se unem com o objetivo de buscar melhores resultados sociais e econômicos.
Ele tem o poder de aproximar e desenvolver pessoas, além de, fomentar e tornar próspera uma região e todo o seu entorno, através dos seus serviços prestados, produtos ofertados, geração de empregos e empresas que irão surgir como consequência de todo este movimento.

O cooperativismo está inserido na minha vida desde a infância, quando na escola primária nos participávamos de gincanas que a cooperativa realizava entre escolas da região, já na adolescência participei dos encontros de jovens onde esta promovia palestras e cursos de liderança, empreendedorismo entre tantos outros e por meio destes conheci pessoas e também novos lugares.

E foi em 2010, em virtude do falecimento de meu pai, me associei a cooperativa e junto com meu irmão e minha mãe assumimos os negócios da família, foram momentos difíceis, mas contrariando alguns, superamos as dificuldades, no ano seguinte fui convidada a participar da comissão eleitoral (são associados eleitos na base para representar os demais e eleger seus conselhos) em 2015 me candidatei a uma vaga no Conselho fiscal, fui eleita e nos anos 2016/2017 reeleita para o cargo, a partir daí um novo desafio, com um novo olhar para a Cooperativa e o cooperativismo e em 2019 fui eleita para esta no conselho de administração e a partir deste cargo indicada ao conselho fiscal da Central Cotriguaçu ( atua na área de logística) cargo que ocupo neste ano de 2021 também.

Ao longo destes anos, vi uma região prosperar, a cooperativa deu oportunidade de muitas famílias de pequena e média propriedade diversificarem suas atividades e assim gerar uma nova fonte de renda, jovens permaneceram no campo e com melhor qualidade de vida e em algumas situações vemos o inverso acontecer, jovens que foram para centros urbanos retornarem para o campo.

É a força do cooperativismo impulsionando negócios e promovendo o desenvolvimento social.”

Adriana Matte é formada em ciências contábeis, pós graduada em auditoria e perícia contábil e tem MBA em Gestão Estratégica em Agronegócio. Compõe o conselho de administração em Lar Cooperativa Agroindustrial, o conselho de administração em Lar Credi e o conselho fiscal em Cooperativa Central Cotriguaçu

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias