4 de dezembro de 2021

Dezembro Laranja

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Este ano, o tema da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele é “Se exponha mas não se queime”. A ação ganha destaque com o movimento Dezembro Laranja, que informa a população sobre as formas de prevenção com a adoção de uma série de medidas fotoprotetoras, e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Em 1999, atenta ao crescimento da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) criou o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP).

O projeto engloba diversas ações de educação e combate à doença, levando informação, diagnóstico e tratamento de qualidade gratuitamente à população brasileira. Entre essas ações está o Dia Nacional de Atendimento realizado sempre nas proximidades do verão.

Desde a implantação da campanha, médicos dermatologistas atenderam mais de 565 mil pessoas em todo o Brasil, com 40 mil casos da doença detectados. Atualmente, a ação nacional assiste a cerca de 30 mil pessoas a cada ano por meio do Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele. Para efeito de comparação, nos primeiros anos da ação, os atendimentos ficavam na casa dos 17 mil.

Para a SBD, é uma data de voluntariado na qual o público tem a oportunidade de se conscientizar que a identificação precoce do câncer da pele evita danos ou mutilações mais profundas no futuro. Também reforça a importância de atitudes fotoprotetoras o ano todo, independentemente da estação. Essa atitude preventiva e responsável deve ser diária.

 

Atendimento

A edição do Exame Preventivo Gratuito em 2016 ocorreu em 129 postos de saúde de 25 estados brasileiros que priorizaram atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Para isso, foram mobilizados cerca de 3 mil dermatologistas, que realizaram, gratuitamente, exames preventivos e encaminharam as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A ação resultou em mais de 28 mil atendimentos e identificados cerca de 3.400 casos suspeitos.

Em 2017, são esperados cerca de 30 mil atendimentos no Dia do Exame Preventivo Gratuito, que será realizado pelo 18º ano pela instituição, em 2 de dezembro, em todo o país.

 

Cenário

Uma pesquisa inédita foi divulgada pela SBD, junto com o DataFolha, em 2016: nela, a radiografia do hábito de exposição solar do brasileiro foi estampada com dados considerados alarmantes pelos dermatologistas:

– 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos

– 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia

– 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago

Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam que no ano da pesquisa foram contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos de câncer registrados no país são os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama. Já a Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

 

Fonte: SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias