26 de setembro de 2020

O que são e para que servem as entidades de classe rurais?

Olá. Me chamo Camila S. Susin, tenho 37 anos e sou agricultora realizada na profissão. Com o passar do tempo e o envolvimento cada vez maior com o meio rural, senti a necessidade de estar entre os meus. Participar de atividades do setor além da porteira, onde houvesse o compartilhamento de informações, idéias e ideais.

Assim sendo, quando nos dispomos a estar em contato com pessoas, surgem as oportunidades.

Fui convidada para integrar o grupo Farsul Jovem, e ingressei nele através da Regional 6, que é composta das seguintes cidades e suas respectivas regiões: Arvorezinha, Carazinho (nossa cidade sede), Colorado, Erechim, Espumoso, Fontoura Xavier, Getúlio Vargas, Marau, Não-Me-Toque (importante centro do agronegócio do estado e sede da nacionalmente importante feira EXPODIRETO), Nonoai, Paim Filho, Passo Fundo (cidade onde resido), Salto do Jacuí, Sananduva, Sâo José do Ouro, Sertão, Soledade, Tapejara, e Tapera.

Mas o que são e para que servem entidades como a Farsul e seus demais segmentos?
Neste momento, quanto debatemos reformas tributárias federais, e no caso do Rio Grande do Sul, também a reforma tributária estadual, esta questão se faz pertinente e de vital importância.
A Farsul, ou Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, surgiu da visão de que uma organização forte, através da qual fosse possível representar e defender os interesses e objetivos da classe rural era, e continua sendo, demandada. A entidade hoje é formada por 138 sindicatos rurais subdivididos em 13 regionais, que levam aos mais variados setores brasileiros, as necessidades e ideais do setor primário.

Juntos os agricultores se fazem mais fortes, como pode ser observado na videoconferência realizada no dia 21 de agosto, que contou com representantes da Farsul e mais de 20 deputados
estaduais, afim de expor e debater as conseqüências do aumento da tributação ao setor, proposto pelo governo estadual. Conseqüências essas que se refletem diretamente na qualidade
de vida e bem estar da sociedade, pois sendo os municípios nos quais a economia é baseada na agricultura os de mais alto IDH, prejudicar a agricultura, é prejudicar a sociedade.

Além de representar os agricultores, perante outros órgãos e organizações, o Sistema Farsul conta com o SENAR – RS, que ligado também ao SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promove ações que visam a promoção social do homem do campo, através da criação e promoção de meios de capacitação como ensino médio e superior, assistência técnica e gerencial, tanto presenciais quanto a distância, antevendo as circunstâncias momentâneas nas quais estamos vivendo e facilitando o assessoramento nas mais diversas localidades componentes. Tendência que ao que tudo indica, veio para ficar.

Assim sendo, constata-se a relevância dessas instituições, organizadas e com propósitos firmes de fomentar a evolução e aprimoramento do setor agrícola, tendo como conseqüência a melhora
gradual das condições da sociedade brasileira como um todo, pois a agricultura forte e competitiva vem se provando a cada crise, a oportunidade do Brasil com sua enorme capacidade exportadora, de crescer e se estabelecer com cada vez mais competência, entre os grandes players da agricultura mundial.

Gostaria de deixar aqui marcado, o meu incentivo as famílias produtoras e demais integrantes dessa cadeia. A nossa participação se faz cada vez mais relevante. Procure as instituições agrícolas das suas cidades, participe, se envolva. Pois elas estão lá para servi-los e levar tuas experiências além, e tuas necessidades aos lugares onde se faz possível resolvê-los.

Por Camila Susin.

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias