23 de setembro de 2020

Estoques Trimestrais e Acreagem

Dia 30 de Junho, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, conhecido como USDA divulgará simultaneamente dois importantes relatórios e que servirão de referencial para o balizamento de preços mundial de alguns produtos agrícolas.

São os relatórios de Estoque Trimestral e Área Plantada da temporada atual e que no Brasil é costumeiramente chamado de “acreagem”. Quem trabalha com o mercado agrícola no Brasil, especialmente com os produtos soja, milho e trigo, está familiarizado a expressão que tem referência a palavra acre. Enquanto no Brasil se mensura área agrícola em hectares, nos Estados Unidos a medida utilizada é acre.

Sobre o Estoque de Grãos, a cada 3 meses o órgão norte americano divulga o que estima ser o saldo entre o estoque da safra anterior mais o saldo da produção ainda não negociada e que está disponível em armazéns gerais e de produtores rurais.

Esse reporte é importante pois sinaliza ao mercado mundial como está o fluxo de negociação da produção dos Estados Unidos. Esse reporte é o retrato do ritmo de negócios praticados no mercado doméstico, que é aquele que vai para a indústria ou então para o mercado externo, que é o produto negociado com outros países e que serão embarcados através de diversos portos.

E para chegar a esse número, o órgão contabiliza dados regularmente fornecidos e 3 pilares. Pela origem produtora, pela indústria local que fornece relatórios a atividade de produção industrial e pelas empresas exportadoras, mais conhecidas como tradings que fornecem dados de venda e de embarque.

Para relatório importantes como esses, casas consultoras e corretoras tradicionais, divulgam antecipadamente suas projeções para esses relatórios e informalmente o mercado molda um número médio aceitável.

Se o USDA divulgar um número de estoque abaixo dessa projeção média obtida informalmente pelo mercado, o estoque é considerado altista para preços e se o numero oficial for superior ao que se espera, o estoque é considerado baixista para preços.

O mesmo exercício vale para o relatório de acreagem. Se a área de plantio divulgada pelo órgão for maior que o esperado, o primeiro impacto é baixista para preços. Se a área divulgada pelo USDA for menor que a que o mercado inteiro processa, o efeito é contrário.

A acreagem será a confirmação de uma área inicialmente projetada e divulgada durante os trabalhos do Agriculture Outlook Forum em fevereiro e depois oficializada no final de março. Naquele momento as famílias produtoras estavam se preparando para plantar e poderiam se deparar com alguma situação climática que impedisse o plantio na janela ideal ou até mesmo decidir a troca da cultura por uma situação comercial (preço de paridade soja milho), mas agora os trabalhos já finalizaram e fica mais fácil saber qual foi de fato a área plantada.

A estimativa para os estoques trimestrais de soja é de 1.346 bilhões de bushels equivalentes a 36,63 mi tons e de 5.091 equivalentes a 129.3 mi tons para milho.

Para a área plantada com soja o mercado trabalha com 83,5 mi acres e no milho com 97 mi acres, marca próxima ao recorde observado com o cereal em 2012 – quando foram plantados 97.3 mi acres.

 

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias