4 de dezembro de 2021

Final de Semana com chuvas na Argentina

Muitos de nós fomos bombardeados por vídeos das chuvas fortes e tornados na Argentina e Rio Grande do Sul no decorrer do fim de semana. Se você não foi, é exceção.

Vários alertas meteorológicos foram emitidos na Argentina e é fato que os fortes ventos e chuvas intensas amedrontaram a população dos pais vizinho. Houve destelhamento de casas, silos, áreas alagadas, enfim, muitos prejuízos que se estenderam na seqüência ao Rio Grande do Sul.

Isso nos deixa triste pela situação de muitas famílias que pouco ou nada tem e por eles nossas melhores orações.

Mas essa mesma chuva que colocou abaixo propriedades e que trouxe prejuízo, trouxe alento a muitos produtores de soja e milho que vinham nas últimas semanas preocupados pela baixa umidade do solo e pelas altas temperaturas.

Essas chuvas de sábado e domingo, ocorreram num momento importantíssimo e crucial para determinar a área das safras de soja e milho na América do Sul. Essas chuvas não somente interrompem o processo de perdas da soja de primeira, como permitem a finalização dos trabalhos de plantio da soja de segunda. Os trabalhos de plantio há semanas patinavam e hoje temos reportes que muitos desses produtores estão nos campos correndo atrás do tempo perdido.

A Bolsa de Cereales trabalha com uma projeção de área de 18.100 Milhões de Hectares e na última quarta feira, dia 13 o órgão reportou que 63,5% da área estava semeada, ou seja, os hermanos ainda tem muito trabalho em campo pela frente. São pelo menos 6 milhões de hectares que precisam ser plantados!

Agora a pergunta que não quer calar:

Por que mesmo com essas chuvas os preços da soja na Bolsa de Chicago não despencaram já de madrugada?

A resposta detalhada vai num outro post, mas de maneira simplificada, alguns analistas estão antecipando chuvas abaixo do normal para a Argentina nos próximos 8 a 10 dias e outros falando sobre possíveis preocupações dos efeitos de um La Nina que continua no radar dos fundos.

Vamos ver de qual lado os fundos apostarão hoje. O mais “racional” seria o mercado devolver parte dos ganhos com a especulação da seca na Argentina mas como nosso mercado não é racional, vamos ver o que acontece.

Como complemento o USDA divulgou vendas extras de Soja de origem norte americana para a China num volume interessante: 396,000 Mil Toneladas.

Ainda sobre demanda, vamos ver como serão as inspeções de grãos dos EUA que serão divulgadas pelo USDA as 14 horas.

 

Sexta-feira

_________________

Sábado

_________________

Domingo

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias