23 de novembro de 2020

Mara Motter – Histórias Inspiradoras

Meu nome é Mara Motter.

Aos 16 anos interrompi meus estudos em função de uma gravidez precoce.

Na Festa de aniversário de 3 anos da minha filha, meu pai sofreu uma convulsão muito forte, ficando meia hora desacordado.
Foi tudo muito de repente, não sabíamos do que se tratava. Logo buscamos exames e veio o diagnóstico: tumor cerebral;  ele tinha que ser submetido a uma cirurgia. Afastou-se dos negócios e das lavouras.

Meu marido e eu, com 19 anos, passamos a administrar tudo, mesmo que o conhecimento na área fosse pouco. Seguimos com muitos tombos e tropeços, meu marido no operacional e eu no administrativo. Minha mãe me ajudou, sempre muito atenciosa com minha filha.

Eu sempre cuidei de cada real pois não foi fácil. Meu pai passou por duas cirurgias, porém ainda sofria muitas convulsões; foi uma época bem complicada, mas nos unimos muito com tudo isso. Eu e meu marido sempre seguimos fortes e dedicados ao trabalho em conjunto com nossos safristas e meu pai, mesmo com todos os problemas de saúde, nos orientava.

Retomei meus estudos e concluí o ensino médio, fiz vários cursos e também me formei em Processos Gerenciais (o tempo era muito corrido, mas consegui) e sempre que possível participo de palestras e dias técnicos, isso me ajuda muito.

Porém o divisor de águas foi em 2019, quando recebi um Convite para o Protagonistas do Campo em MG. Foi desafiador pra mim, que nunca tinha andado de avião e ir tão distante… Nesse ano meu segundo filho estava com 3 aninhos. Enfim, confiei e parti.
Foram dias de muito aprendizado, encontrei muitas mulheres que servem de inspiração pra mim aqui na nossa região. Anteriormente meio que me envergonhava em atuar no Agronegócio, pois eu era a única mulher que estava frente aos negócios ligados à Agricultura, mas voltei justamente com essa vontade de unir mais mulheres.

Antes do Protagonistas do Campo eu fazia somente a parte da Administração do nosso negócio, porém decidi que teria que mudar e parti para as lavouras. Comecei a acompanhar a primeira área que estava sendo implantada com milho e não parei mais, acompanho toda a formação das lavouras: manejo, plantio, aplicações e colheita. Além das lavouras também atuamos com uma granja de suínos, terminação e gado de corte (atuar na pecuária era um sonho meu).

Tivemos muito sucesso e em 12 anos que gerencio nossa propriedade (batizada por mim de Granja Motter & Cia.) aumentamos nossas áreas de plantio em 160% (algumas próprias e outras em parceria) e adquirimos novas máquinas mais eficientes; tenho muito orgulho em falar isso porque sei o quanto sofrido foi pra conseguir.

No comecinho desse ano criei o Grupo Unidas Pelo Agro (são mulheres engajadas) e que atuam no meio Agro com Lavoura – Pecuária  Leiteira , Corte – Suinocultura , Avicultura e Hortifruti. Foram encontros inesperados na mecânica onde entregamos grãos, na loja de peças, enfim, Deus colocou uma a uma no meu caminho. Participamos juntas de palestras, dias técnicos e cursos. Hoje posso dizer que a união faz toda a diferença. Juntas vamos mais longe.

Em 2019 já havia feito a minha inscrição para o Prêmio Mulheres do Agro, mas não era  pra ser.
Meu ano é 2020.
Ser Vencedora do Prêmio Mulheres do Agro 1º lugar na categoria Pequena Propriedade é uma responsabilidade imensa. Já nos preocupamos com a sustentabilidade, em fazer bem feito, em cuidar da terra. Mas agora mais do que nunca a responsabilidade aumenta pois creio que vou servir de inspiração para muitas, pois nossa região tem terras mais dobradas e não são de grande extensão.
Eu sou a prova de que quando se quer e se batalha a gente consegue, mesmo tendo muitos que não acreditam. Deus coloca as pessoas certas para te darem a mão.

Hoje tenho muito orgulho da pessoa que me tornei, pois administro nosso negócio. Vou pra lavoura e tenho o maior orgulho em dirigir trator, operar máquinas e atuar de perto na formação das lavouras. E ter meu grupo para nos fortificar ainda mais, porque o Agronegócio também é de Mulher.

O Grupo também está inspirando as filhas das participantes do Grupo, isso não  tem preço, é maravilhoso.

Mara Motter

Instagram: @maramotter0610

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Novembro Azul

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Novembro Azul

Categorias