21 de agosto de 2018

Histórias Inspiradoras: Mariely Biff

Gostaria de dizer que me sinto lisonjeada em poder contar um pouquinho da minha história a todas vocês!

Nasci em São Miguel do Iguaçu/PR, sou filha e neta de produtores rurais. Meu pai tinha uma pequena propriedade, onde cultivava soja, milho e trigo. Minha relação com o agro vem de berço, e ao longo da minha infância, pude vivenciar o dia a dia dentro de uma propriedade.

Quando eu tinha 8 anos, meu pai desanimou com uma sucessão de geadas que ocorreu, fazendo perder praticamente toda a produção, e resolveu vender a terra, indo montar uma agropecuária no MS.

Com a separação dos meus pais, que aconteceu 3 anos após nossa mudança para o MS, minha mãe resolveu morar perto dos meus avós, então nos mudamos para Diamantino/MT, em 1996.

Comecei a trabalhar muito cedo, com 12 anos, em uma empresa do meu tio. Entre os cursos de graduação que faziam parte da minha lista de desejos, estava agronomia e jornalismo. Como morávamos em uma cidade de interior, e não haviam opções dentro das que eu gostaria de fazer, optei por iniciar Administração em Agronegócios. Eu trabalhava e já tinha uma certa independência, e morar fora para cursar a graduação dos sonhos, não era opção naquele momento, pois eu era a única companheira da minha mãe em casa, e também pelas nossas condições financeiras na época, que não permitiam morar em outra cidade.

Me apaixonei por ADM e reforcei minha vocação para o agro na graduação. No segundo ano da faculdade, passei em um processo seletivo do Sicredi, onde tive ótimas oportunidades, iniciando como caixa, e por fim, permanecendo por 6 anos, atuando como gerente da carteira rural da agência.

Neste período, fiz uma pós-graduação em gestão empresarial e comecei a dar aula para o curso de Administração (na mesma faculdade em que me formei).

Sempre abracei todas as oportunidades que tive, buscando fazer meu trabalho com qualidade e sempre muito comprometida com os desafios que assumia.

Sou casada há 12 anos, meu esposo é engenheiro agrônomo e já moramos em algumas cidades do MT. Em 2011 optei por solicitar meu desligamento do Sicredi e fui em busca de novos desafios e projetos. Trabalho desde então com consultoria à produtores rurais, com foco em gestão de pessoas, estruturação administrativa e sucessão familiar. Fiz um MBA em Agronegócios na ESALQ/USP, que me proporcionou valiosos momentos de networking, amizades verdadeiras, muitos negócios e projetos.

Não ter um outro emprego formal foi algo que escolhi e me sinto muito feliz por isso. Precisava desta flexibilidade, porque tenho uma filha de 5 anos que é autista, e divido meu dia entre as demandas profissionais e as demandas do tratamento dela. Hoje participo como colunista em alguns portais do agronegócio, realizo treinamentos e palestras sobre gestão e sucessão (principalmente para revendas), gravo cursos EAD de assuntos do Agronegócio para o Agro Carreira de SP, e me encontrei neste mundo novo que me foi permitido descobrir. Aprendi a me organizar e conciliar meus papéis, sem sacrificar nenhuma parte.

No começo, quando recusei algumas propostas de empresas para voltar ao mercado, me senti um pouco perdida, porque as pessoas acabam valorizando mais quem está trabalhando formalmente. Mas persisti nos meus objetivos, fui devagar, dando um passo por vez, sabendo sempre exatamente onde eu queria estar.

Quando se tem foco, por mais árduo que seja o caminho, conquistamos nossos sonhos e nos sentimos realizadas pelas escolhas que fizemos. E de todos os meus papéis, o maior e mais importante é ser mãe!

Resumo Profissional:

Bacharel em Administração com habilitação em Agronegócios, pós-graduada em Gestão Empresarial, MBA em Agronegócios – ESALQ/USP.
Possui certificação em Produção Integrada Agropecuária pela UFV. Possui certificação em mercado financeiro e economia doméstica pela BM&F Bovespa.
Professora universitária do curso de Administração, instrutora de cursos EAD no Agronegócio pelo Agro Carreira de SP e consultora em Agronegócios, atendendo produtores rurais e empresas Agro no estado de Mato Grosso.
Colunista em portais no Agronegócio.
Fundadora da ONG Seja Luz e voluntária na ONG Por1Sorriso.

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!