21 de agosto de 2018

Missão Mulheres do Agronegócio – Ed. 2017 – Parte I

A já Tradicional Viagem Missão Mulheres do Agronegócio, realizada desde 2008, e liderada por mim, ocorreu entre os dias 18 a 28 de agosto e durante esse período, o grupo esteve reunido e focado em atividades relacionadas ao Agronegócio.

Deixa eu te contar aqui um pouquinho como foi essa oitava edição:

Durante o roteiro técnico, fizemos visitas à 4 propriedades tradicionais em 2 grandes estados produtores de Soja e Milho: Illinois e Iowa. O grupo teve chance de conhecer famílias que vivem há muitas gerações da agricultura e pode sentir o “estilo americano” de produzir.

Nessas viagens, a riqueza de informação é grande! No dia a dia da viagem, o grupo consegue notar as diferenças não só com o Brasil, mas com os demais estados norte-americanos de solo e potencial de produtividade, custo de produção, de valor de terra e estilos de comercialização, além de perceber como a logística favorece nossos amigos norte-americanos.

Essas viagens nos possibilitam fazer amigos! O grupo se une e as características de cada um se incorporam às demais, o que enriquece a viagem e nos permite realizar verdadeiras amizades nos Estados Unidos. Visitar seguidamente algumas fazendas nos proporciona presenciar a evolução dessas famílias em meio às safras que tiveram e as estratégias de vendas que definiram.  O contato com as famílias continua ao longo do ano!

Visitamos a Sede Regional do USDA em Saint Louis, Missouri, onde fica a base da NASS, agência essa que faz a classificação nacional de todos os grãos produzidos no país. E olha só que interessante! Ano passado, na sétima edição da Missão, tive a grata surpresa de saber que até então o USDA não havia recebido qualquer outro grupo exclusivamente formado por Mulheres. E olha que lá as profissionais do Agro são fortemente engajadas e participam de missões pelo país afora!

Visitamos também o centro de pesquisas de uma Empresa de Sementes. Foi excelente verificar os avanços tecnológicos nos laboratórios que estão sendo aplicados nos campos. Porém, a surpresa maior foi perceber que muito da tecnologia que está disponível no mercado norte americano não é comercializada na América do Sul.

Visitamos 2 casas de consultoria em Chicago para trazer ao Brasil quais as tendências de preço para os preços da Soja e Milho. Em Chicago também visitamos a Bolsa, antigamente CBOT e hoje CME. A cada dia o movimento no pit de negociação é menor e isso traz uma sensação muito estranha para quem já viu o lugar em meio a tantos gritos, berros e agito!

Mas como nem tudo é tão inflexível, nossas atividades técnicas incluem atividades culturais.

Ao visitarmos a cidade de Springfield em Illinois, uma cidadezinha histórica e linda, na qual viveu o Presidente Abraham Lincoln por 30 anos, andamos pelas ruas da cidade e isso nos fez sermos transportadas aos anos de 1860. A clássica Rota 66 que cruza o país, passa por lá e se você estiver pela região, recomendo que visite! Outra dica é a casa aonde morou o Presidente e o cemitério Oak Ridge Cemetery que ele foi enterrado. Parece bizarro, mas é história! Quem vai até lá, aproveita e chega pertinho da estátua e tira uma foto com a mão no nariz dele. Dizem que é para dar sorte, e na dúvida, coleciono fotinhos!

Em Saint Louis, visitamos o Arco, programa bem estilo turista, porém imperdível aos que não conhecem.  Lá também fomos até a Catedral Basílica que é simplesmente deslumbrante. E após finalizarmos nosso roteiro técnico, descansamos 2 dias em Orlando.

Cada ano é um aprendizado e foi incrível desfrutar de tudo que aprendi até agora! Mas tenho certeza que ano que vem a nossa Missão será fantástica! E prá variar, já estou trabalhando nisso!!

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!