22 de setembro de 2018

Comentários sobre a Missão Mulheres do Agro aos EUA

Já estou de volta no Brasil e já me preparando para a Missão Mulheres do Agro à China e Dubai no final de Outubro mas eu quero contar sobre o Sucesso que foi a nossa Oitava Edição da Missão Mulheres do Agro aos EUA.

A cada ano que avançamos no projeto de trazer Conhecimento às profissionais Mulheres do Agro através das Missões, nosso nível de exigência e preparo é ainda maior.

São horas e horas de preparação para que tudo saia conforme o planejado. Esse ano nosso grupo foi menor. Na edição passada estávamos em 13 e esse ano estávamos em 3.

Embora menor em número de participantes, o grupo desse ano foi brindado com uma programação técnica e cultural mais intensa de todas as anteriores. Além disso tive a grata satisfação de ter como colegas 2 mulheres com um estilo muito parecido com o meu. Além de serem  plugadas no 220, estavam sempre dispostas a absorver 100% do que a missão oferecia: Anna Paula Nunes e Daniellle Schapievski, ambas produtoras, uma em Araraquara, SP e a outra em Canoinhas , SC. À elas, meu reconhecimento pelo interesse e pelo profissionalismo empregado durante toda a nossa jornada, do início ao fim!

Na agenda técnica e cultural foram 7 dias inteirinhos que começavam muito cedo e terminavam final da tarde.  Acordávamos cedo e rodávamos todos os dias para conhecer e aprender ao máximo que a Missão nos oferecia.

Na agenda de Lazer foram 3 dias na Califórnia para descontração e interação. É muito importante trocar ideias, interagir, descontrair e até descansar após um ritmo de trabalho desses. Depois é só voltar para o Brasil e colocar em pratica um pouco do que aprendemos na viagem.

O resumo de todas as atividades está na blog MissãoMulheresdoAgro e nas redes sociais da Labhoro, minha e das MulheresdoAgronegocioBrasil, e daqui uns dias também liberaremos um material bem completo no blog (Ebook), mas aqui vai um resumo das atividades que realizamos nessa edição de 2018.

Dia 16 de agosto saímos do Brasil.

Dia 17 de agosto chegamos nos Estados Unidos e saímos de Chicago apara DesMoines, capital de Iowa parando em Moline, as margens do Rio Mississipi, para visitar a John Deere.

Dia 18 de agosto participamos de Iowa State Fair, a maior feira de todos o país. O prédio da agricultura é imperdível com muitos estandes de empresas importantes. Lá também ficam algumas das mais importantes  Associações de produtores do estado de Iowa, que são engajados na linha comercial e em comitivas buscam demanda para seus produtos mundo afora. Nesse dia tivemos o privilegio de sermos recepcionadas por Natalina Sents, Jornalista de Agro da revista Succssesful Farming que nos presenteou com um almoço tipicamente regional. De DesMoines seguimos par Danville em Iowa para visitar a Familia Parrots que nos recebeu esse ano pela segunda vez.  De lá seguimos para Burlington, uma cidade charmosa às margens do Rio Mississipi.

Dia 19 de agosto fomos a HarvestVille Farming na parte da manhã. Fomos almoçar na histórica Nauvoo com pouco mais de 1.300 habitantes e na sequencia fomos conhecer a Vinícola mais antiga do Estados de Illinois, a Baxter´s Winery  e fomos pernoitar em Quincy

Dia 20 de agosto  visitamos a Fábrica de Nutrição Animal da ADM em Quincy, demos um entrevista para o Canal Rural e fomos para Saint Louis para então sermos recebidas novamente na sede nacional do NASS pelos diretores nacional e regionais do USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.  Aqui sempre destaco algo muito importante para as Mulheres do Agronegocio do Brasil: Fomos o primeiro grupo de mulheres a ser recebido pelo órgão nos Estados Unidos.

Dia 21 de agosto visitamos 3 propriedades no estados de Illinois. Uma em Irving, outra em Mattoon, outra em Bethany. Visitamos ainda uma Misturadora de Agroquímicos da Cooperativa de Effinghan em Pana, na minha humilde opinião coisa de outro mundo!

Dia 22 de agosto contamos com os ensinamentos de Howard Brown, um agrônomo PHD em análise de solo e com ele visitamos uma fazenda histórica do estados de Illinois em Urbana. Fomos a estação da WILL TV e Radio, participamos ao vivo da programação de radio. Lá conversamos muito com o Todd Gleason, profissional responsável pelo departamento de agronomia da estação e com ele conhecemos a Universidade de Illinois na cidade de Urbana, polo que concentra entre outros,  cursos de graduação e de pós graduação na área do Agro.

Dia 23 de agosto visitamos a Bolsa de Chicago – CME, e 2 das mais tradicionais casas de consultoria dos Estados Unidos para o Agro, a Price Group e a RJObrian.

Dia 24 de agosto viajamos para a Califórnia e por lá ficamos 3 dias.

Bom, esse é o resumo da nossa Missão desse ano!

Durante os dias de missão trabalhamos conjuntamente a auto imagem e o papel de cada um de nós como mães, filhas, cidadãs e o conceito de valorização através do conhecimento e a responsabilidade que temos em repassar adiante e agregar outras/outros profissionais.

Essa é nossa Obrigação: Voltar para o Brasil e fazer a diferença em nossos núcleos, em nossas comunidades.

Afinal cada uma de nós é líder e influencia suas/seus pares. Então que sejamos boas líderes e saibamos influenciar positivamente e com responsabilidade!

Não esqueça: Juntas Somamos! Juntas Podemos!

 

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!