24 de fevereiro de 2021

O Dia Internacional do Obrigado

Todo dia provavelmente é dia de comemorar alguma coisa importante. Seja uma data histórica, seja uma data simbólica, celebrar é preciso. Assim como ser grato por poder celebrar.

E por falar em ser grato você sabia que existe um dia internacional para comemorar esse sentimento? É o Dia Internacional do Obrigado, festejado em 11 de janeiro. A data surgiu por iniciativa dos usuários das redes sociais, e sua origem é desconhecida.

Nesta data, o que importa é dizer “obrigado” às pessoas, sejam conhecidas, sejam estranhas. Distribuir um pouco de simpatia e gratidão e expressar isso de forma direta e amistosa torna a gente melhor, nem que seja por um dia.

Por que dizemos “obrigado”?

Estamos acostumados a agradecer às pessoas no “automático”, proferindo o clássico “obrigado”. Mas será que você sabe a origem desse termo?

Não tem a ver com a ideia de ser forçado ou coagido. Trata-se do particípio do verbo obrigar, do latim “obligare” = “ligar por todos os lados; ligar moralmente”. Significa que estamos ligados a alguém pelos laços de agradecimento em virtude de gentileza ou favor feito a nós. Expressa um reconhecimento por isso. É uma redução da expressão: “Fico-lhe obrigado”, ou seja, “Estou ligado a você pelo favor que me prestou”.

Não precisa ser só um dia

Apesar de termos uma data especial para celebrar o Dia Internacional do Obrigado, que tal praticar desde já? E todos os dias. Palavras positivas e cheias de empatia para os outros também fazem bem a nós mesmos. É aquela famosa troca de energias e o famoso retorno do Universo. Ele nos dá de volta aquilo que distribuímos por aí. Que tal, então, adotar não só “obrigado” como “por favor”, “com licença”. Diga coisas legais às pessoas, pois não sabemos como foi o dia delas, o que elas encararam, o peso da carga que levam consigo no cotidiano. Então seja leve, simpático, grato, cortês.

Nos dias de hoje

Experimente, aproveite essa iniciativa das redes sociais, em meio a tantas coisas desagradáveis que temos visto nos últimos tempos nesses ambientes.

Criar um dia para expressar um sentimento positivo mostra que ainda existem pessoas preocupadas com o bem-estar do outro e em espalhar boas vibrações ao redor do mundo.

Nós agradecemos a todos vocês, que nos acompanham e nos inpiram a seguir em frente, com profissionalismo e otimismo.

E você? Já disse “obrigado(a)” a alguém hoje?

Fonte

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Fereveiro Laranja e Roxo

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Fereveiro Laranja e Roxo

Categorias