21 de novembro de 2019

O que é conhecimento pra você?

Pra mim é essencial e uma ferramenta de valorização

Desde pequena costumava sentar na roda de adultos e escutar assuntos diferentes. Questionava muito, confesso, e não aceitava nunca o “porque não” dos meus pais, coitados! E assim criei meus filhos, procurando responder com conteúdo, mesmo às vezes, cansada ao extremo da rotina do trabalho, escorregando um porque não.

Mas como filhos da mãe que têm, Thalita e Marcos Vinicius respondiam em alto e bom tom, “porque não, não é resposta mãe!”

Aqui entre nós, vou confessar publicamente que não gosto e evito ao máximo usar a palavra “empoderamento”. Prefiro usar a palavra Valorização. E uso sempre.

No meu entendimento, o caminho para a excelência nas corporações é a capacitação de seus colaboradores e cada vez mais as empresas capacitam suas equipes, até mesmo correndo o risco de “perder” colaboradores para a concorrência.

Se como corporação estou preocupada em oferecer serviço de qualidade, tenho obrigatoriamente que ter gestores de qualidade.

Mas já que estamos entre amigos, eu me permito ir além: essa prática não é obrigação da empresa.  Cada profissional deve por si só investir em conhecimento e é essa a ferramenta que diferencia profissionais.

Saia da sua zona de conforto e faça algo diferente, adquira novos hábitos. É irritante no começo, mas vale a pena.

Assista menos TV, invista em cursos técnicos como idiomas ou um MBA, matricule-se em curso aleatório como programação neurolinguística, sommelier, artes, o que você quiser.

Leia e leia muito, leia sempre. Leia livros, jornais, blogs. Crie um clube do livro na empresa que trabalha ou no bairro que reside.

Deixe uma caderneta na bolsa ou pasta, outra em sua cabeceira e rabisque ideias num papel, papel mesmo, assim você exercita a escrita, tão em desuso em tempo de celulares cada vez mais “smarts”.

Na academia, ouça Podcasts de temas variados ao invés de só ouvir música. Caminhe a pé em seu bairro e interaja com as pessoas na rua, você vai aprender algo novo. Frequente Museus, viaje…

Mudanças pequenas de hábitos fazem a diferença. E olha só, para você não achar que eu falo muito e não faço nada, hoje,  final da tarde, depois de muito tempo sedentária, retomo minha academia e já separei até a palestra que vou assistir enquanto estiver na esteira.

#conhecimento #valorização

 

 

Fonte: Matéria escrita por Andrea Cordeiro para o Blog Agroinspiradoras do Canal Rural

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e adquira o seu livro!!!

Confira os parceiros oficiais do Lenços do Agro 2019!!!

Categorias

Clique na imagem e adquira o seu livro!!!

Confira os parceiros oficiais do Lenços do Agro 2019!!!

Categorias