17 de junho de 2019

Plantio de Milho & Soja nos EUA – Parte II

Fim de semana longo nos EUA.  O norte americano comemora hoje o Memorial Day – data que homenageia militares que morreram em combates.

Os negócios na bolsa CBOT em Chicago reabrirão à noite e possivelmente devem refletir a dificuldade do produtor plantar milho e soja no meio oeste.

A janela ideal para o plantio do milho fecha em 3 dias.

Certamente que ao plantar fora da fase ideal é ter certeza de potencial produtivo menor, mas nada impede o produtor de plantar o cereal nos primeiros dias de junho, caso o seguro permita. Vale apenas a ressalva que o produtor fica exposto ao risco de geadas precoces.

As chuvas dos 3 últimos dias, Sexta, Sábado e Domingo, foram volumosas no meio oeste norte amerivcano – corn belt, ESPECIALMENTE em Iowa, centro e norte de Illinois, Ohio, Kansas, Missouri, Oklahoma.

Esse cenário recorrente associado aos mapas climáticos atualizados hoje projetam ainda mais chuvas fortes nos próximos 10 dia.

Hoje as baixas temperaturas registradas não favorecem a recuperação do solo, extremamente saturado de umidade.

O mercado por agora aposta no atraso dos 2 produtos: que não se planta milho e não se planta soja.

A chave para os preços da soja será o “tempo” durante o mês de Junho.

Se as condições climáticas permitirem, podemos observar a relação de preços milho /soja distorcidos.

Um componente extra nessa conta é a “guerra comercial” entre China e EUA. Até agora nada de novo no front. Trump que tanto alardeou sobre o acordo estar próximo está focado na missão ao Japão.

O mercado aguarda a proximidade do encontro G20 no final de junho quando os presidentes dos 2 países estarão no evento.  Até lá vamos observar o rito das vendas e inspeções semanais e monitorando os casos de gripe suína africana.

Aqui no BR, o atraso no plantio dos Estados Unidos reflete me preços do milho mais firmes. A cotação do cereal subiram forte na B3 com a dobradinha CBOT em alta e Real $ desvalorizado conferindo competitividade ao milho brasileiro no mercado externo.

 

 

Link Plantio de Milho & Soja nos EUA – Parte I – Clique aqui

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *