21 de maio de 2022

Quais seus valores inegociáveis por Andrea Cordeiro para Canal Rural

Quais são seus valores inegociáveis?

A especialista em agronegócio Andrea Cordeiro propõe o autoquestionamento para haver clareza sobre o que queremos construir e sobre aquilo que não aceitamos

28 de dezembro de 2021 às 11h36

Andrea Cordeiro

Onde estão as mulheres do agro? Era essa pergunta que insistentemente eu fazia quando participava de reuniões e notava a ausência de mulheres em cargos de liderança.

A primeira vez que me fizeram essa pergunta, eu admito ter congelado. Fiquei muda. Não que eu não tivesse consciência dos valores que são importantes para mim, mas paralisei pelo simples fato de, sendo eu uma pessoa reservada, ter tido minha alma invadida em uma conversa despretensiosa e casual com alguém que nem era próxima a mim.

Sabe aquela sensação de quando você é pega desprevenida? Foi exatamente assim… Entre processar o questionamento e identificar os valores, mil pensamentos invadiram minha mente em fração de segundos.

Esse questionamento me fez refletir e a partir dele tomei consciência do que realmente é importante para mim. A partir dessa “simples” pergunta, muita coisa mudou em minha vida. Eu me despi de entendimentos desnecessários, passei a focar no que era essencial para mim e muitas transformações aconteceram.

Da mesma forma que essa pergunta me possibilitou caminhos e estamos no final de ano, período das tradicionais reflexões e balanços, quero aqui despretensiosamente te perguntar: Quais são os seus valores inegociáveis? Aqueles que você não aceita barganhar e não ousa testar?

Antes da resposta, lembre-se que a vida é um eterno amadurecer e nada é definitivo: conceitos, pensamentos, opiniões, posicionamentos, todos são relativos. Todos nós evoluímos à medida que as vulnerabilidades nos confrontam. E é exatamente aí que conhecer nossos valores é tão importante: é no meio desse processo, de nossa jornada, que os valores influenciam e possibilitam nossas escolhas.

As vulnerabilidades nos fazem confrontar nossos valores e são eles que determinam quem nos tornamos. E por isso mesmo é importante conhecer quais são os valores que não negociamos.

Aqueles que sob hipótese alguma consideramos flexibilizar. Aqueles que não aceitam exceção. Aqueles cujo exercício não se impõe condição.

Foi exatamente nisso tudo que pensei naqueles poucos segundos após ter sido questionada por aquela pessoa nada próxima a mim…

Se ninguém ainda chamou sua atenção para isso, fica aqui o meu convite insistente para que você faça um questionamento profundo. Seus valores inegociáveis te moldam a ser quem você é, tanto no convívio pessoal quanto no profissional. E quanto mais nos conhecemos, mais clareza temos não apenas sobre nossas buscas, projetos, sonhos e o que queremos construir, mas principalmente sobre o que não queremos e aceitamos e quais caminhos devem ser evitados.

Que esta reflexão permita que neste 2022 que está logo aí seus posicionamentos e decisões sejam aliados na construção de um caminho menos conflituoso e possibilitem decisões mais assertivas.

Forte abraço. Andrea Cordeiro

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias