21 de agosto de 2018

Roberta Paffaro

“Nasci em setembro, virginiana, signo da terra. Meu bisavô é italiano, desbravador, que fugiu da guerra e se refugiou no interior de São Paulo. Ali começou a plantar uva e produzir vinho, mas também da terra originou todo o alimento para sustentar a família. A herança desta paixão atravessou gerações e acabou me conquistando também.

Sempre tive a comunicação como base forte. E escolhi a faculdade de Jornalismo. Queria trabalhar em TV. Mostrar tantos casos de pessoas guerreiras, que lutavam por um mundo melhor de diversas maneiras. Eu admirava a Ana Paula Padrão, que apresentava o Jornal da Globo, meia noite. Ela fazia um resumo tão perfeito e didático sobre tudo que estava acontecendo na economia do Brasil e do mundo, que me inspirava a aprender ainda mais sobre o assunto. Comunicação e Economia. Minhas paixões.

Trabalhei na EPTV e Band Campinas, Band SP, Canal Rural e TV Record. E como nada é por acaso, foi através do Jornalismo que que voltei às origens. Uma rápida passagem pelo Canal Rural, Grupo RBS, me apresentou o mundo do agronegócio. O convívio com colegas que entendiam tanto do mercado me despertou curiosidade. Eles me indicaram o MBA de Mercado de Capitais e Informações Sócio-Econômicas da FIA_USP.

Acabei mudando de emissora, (Record News), e neste período de transição, eu trabalhava e estudava. Enxergava um mundo novo a frente, coisas que só o conhecimento proporciona. Uma amiga do MBA, que trabalhava na B3 naquela época, mencionou que a Bolsa de Chicago ( CME Group) estava abrindo um escritório em São Paulo e precisava de alguém na coordenação. E assim, há 9 anos, começava mais um desafio em minha vida profissional. Muito estudo, dedicação e aprendizado com meus colegas de trabalho. O mundo de Commodities, principalmente, a área agrícola me chamou a atenção. Foi como um resgate. Comecei a percorrer diversas regiões produtoras de grãos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e dos Estados Unidos.

Saber como o alimento vem parar na minha mesa e entender todo esse trâmite, desde a plantação, comercialização de grãos e oleaginosas, poder conversar com todos os envolvidos na cadeia do agronegócio, me abriu a mente para uma nova realidade. Quanto orgulho de nosso país!

Hoje, curso um MBA em Agronegócio a distância pela ESALQ-USP, trabalho para compartilhar o conhecimento aos envolvidos no agro de como gerenciar riscos de preços através de contratos futuros e de opções do CME Group (Bolsa de Chicago)  e ainda acompanho esse movimento que mostra a mulher cada vez mais atuante neste universo agro, que até então era dominado por homens.

Compartilho aqui um pouco de minha história e agradeço o apoio e trabalho deste blog e da querida amiga, Andrea.

Juntas, somos mais fortes! Somos mais agro!

Do Agro para o Agro – Entre comunicação e economia por Roberta Paffaro
Gerente de Desenvolvimento de Mercado Internacional – CME Group/ Bolsa de Chicago
Escritório do Brasil

Email: robertapaffaro@gmail.com

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Viagem MMA 2018

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 20 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!