3 de julho de 2022

Sabe aquela Máxima: Pra que facilitar se pode complicar?

Então…

Na quinta-feira as vendas de soja dos EUA foram consideradas fracas e uma agência internacional fez uma matéria sobre a preocupação das empresas americanas sobre os embarques do grão após a China ter anunciado regras fitossanitárias mais rígidas. Só que essa mudança já tinha sido anunciada em 2017 e amplamente divulgada nos EUA, no Brasil e Argentina. Inclusive mudanças nas regras de qualidade já haviam sido impostas pela China para os embarques de canola do Canadá e foram revistas na sequência.

Só para ilustrar o quanto os fundos de investimento estão vendidos, na semana passada mesmo com mapas climáticas da América do Sul mostrando condições no estilo “sol de rachar” e sem chuvas para a província de Buenos Aires, eles circularam noticias de chuvas e também  super valorizaram as fracas vendas semanais e o aumento discreto da projeção de safra de soja para o Brasil divulgado por uma consultoria americana.

Agora imagina hoje, segunda-feira, o belo pretexto que os fundos tiveram durante o dia com outras consultorias projetando a safra de soja do Brasil  entre 115 a 116 milhões de toneladas e mapas do modelo europeu de fato mostrando chuvas importantes para a Argentina nos próximos dias.

Fora isso algumas casas de meteorologia estão duvidando do aumento de intensidade da La Nina embora projetando uma vida um pouco mais longa que a inicial. Agora alguns modelos projetam que a La Nina fraca iria até o verão nos EUA. (((Gente, eu não to conseguindo me segurar e como os fundos nem sabem que eu existo, vou dizer: O gato vai subir no telhado!!!!)))

Para hoje os fundos seguiram na mesma linha. Obviamente que ignoraram a inspeção da soja bem acima do projetado –  ou seja demanda firme  ( 47,9 milhões de bushels versus expectativa entre 33 a 38) e anúncio de vendas extras de 198.600 mil toneladas de soja – ou seja, mais demanda.

Saldo do dia:

Parte 1:Fundos foram pra casa felizes da vida e com os bolsos repletos de dólar ( numa era de cripto moedas evito falar em outras moedas. Prefiro o bom e velho dólar)

Parte 2: O contrato de soja Maio fechou próximo às mínimas cotado a US$ 9,7025 bushel com 8, 5 centavos de baixa.

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias