27 de maio de 2019

Histórias Inspiradoras: Sarita Junqueira Rodas

Aos 25 anos, perdi meu pai que era fundador e único gestor da empresa, isso aconteceu em agosto de 2008. Somos produtores de laranja, cana-de-açúcar e criadores de gado Tabapuã, inclusive a Fazenda Água Milagrosa é detentora do berço da raça.

O Grupo Junqueira Rodas era uma empresa familiar que tinha ali uma sucessão de gestão abrupta e despreparada. Tínhamos naquele momento todos os predicados para sucumbir, estatisticamente apenas 1/3 das empresas familiares sobrevivem à segunda geração sem planejamento sucessório.

Nós éramos apenas herdeiras e crianças, além de sócias de uma empresa grande, fruto do trabalho de um gestor centralizador e brilhante. Sobreviver a todos esses contratempos, fez de nós exemplo de que, com união, trabalho e comprometimento, tudo se torna possível.

Neste momento, a família decidiu compor um grupo de gestão para conduzir os negócios até que alguém da família se preparasse para assumir a presidência do Grupo.

Fui indicada, aceitei o desafio e fiz vários treinamentos deste então, tanto internos como externos, durante seis anos. Na época, só tinha minha formação acadêmica, que é na área de Direito, mas nunca atuei como advogada. Meu objetivo era seguir carreira no Ministério Público. Quando fui indicada estudei, estudei muito e ainda continuo estudando. Em 2014, oficialmente, comecei a trabalhar na empresa.

Foi um longo período de superação, principalmente pela falta de conhecimento administrativo que eu tinha na época para assumir uma empresa, que já “andava a 1.000 km/h”.

Além da questão emocional, pela perda precoce do meu pai e irmã, buscar uma posição no agro, há 11 anos, era uma coisa que assustava muito as pessoas.

Mas segui em frente e o resultado é o que temos hoje – dobramos nosso parque citrícola sem aumentar área, intensificamos nossa busca por melhores tecnologias no setor sucroalcooleiro para nos tornarmos mais eficientes.

Foi um trabalho totalmente dedicado em ser mais produtivo e os frutos disso geraram esse gratificante resultado.

Com a experiência que tive decidi que poderia ajudar outras famílias a não passar pelas dificuldades que a nossa enfrentou. Daí criei a Prossiga, que é uma consultoria especializada na área. Devo, em gratidão a tudo que superamos, compartilhar o que aprendemos para ajudar o próximo. Faço palestras pelo Brasil e dou treinamento para famílias empresárias, porque tenho certeza que se tivesse tido a oportunidade de receber essa experiência quando precisei, muita coisa poderia ter sido mais fácil. Para esse ano, tenho muitos projetos estão por vir para que eu possa ajudar muito mais famílias.

Mesmo com tanto trabalho minha família é fundamental para mim. A atividade mais importante da minha vida, que me enche de orgulho e estímulo para ser melhor a cada dia, é ser mãe. Tenho o privilégio de ter tido três filhos e ainda ter sido presenteada com mais um do coração. Minhas quatro riquezas são meu maior orgulho. Tenho o tempo que tiro para o trabalho e estudos e o tempo para eles, um não interfere no outro.

Nós mulheres temos muito a contribuir com o agro, nossa sensibilidade será a garantia para maior produtividade e maior engajamento da equipe. Somos criadas para cuidar e o que o agro faz nada mais é do que isso, cuidar de plantas e animais. Estamos ganhando nosso espaço merecidamente.

Sarita Junqueira Rodas, produtora rural, CEO do Grupo Junqueira Rodas e fundadora da Prossiga Governança Familiar

Redes Sociais
@saritajrodas
@trabalhando_em_familia
@grupojunqueirarodas
@fazendaaguamilagrosa

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *