18 de outubro de 2018

Sororidade

Muito se fala hoje sobre Sororidade e mesmo assim tenho uma vaga sensação que a palavra soa estranha pra muita gente.

Talvez ela me seja familiar pela ligação que tive com ela desde pequena. Nos meus estudos filosóficos aprendi que “sóror” era irmã e “frater” irmão. Então foi lógico eu associar que sororidade estava relacionada a algum movimento feminino, entre irmãs, amigas, parceiras, colegas, assim como fraternidade era um movimento entre irmãos.

Mas analisando a complexidade da palavra Sororidade é fácil deduzir o porquê a expressão fraternidade “colou” para ambos os gêneros.

Agora se para mim foi fácil fazer essa associação, para muitos de nós não é.

E para se ter uma ideia mais ampla, a curiosidade é geral. Tanto é que de acordo com o site Google, o significado da palavra foi o mais procurado durante o ano de 2017 nesse buscador.

No dicionário, a palavras considerada substantivo feminino,significa a união e aliança entre Mulheres, fundamentada na empatia e companheirismo, com finalidade de alcançar objetivos comuns.

Para alguns essa palavra é da moda e com toda modinha será esquecida ou preterida.  Mas tenho para mim que essa palavra tão fortemente usada na antiguidade fincará raízes e reinventará outras modas a partir dela.

Como mulheres exercitam a empatia com maior Constância, é mais fácil para a mulher exercer a sororidade, mesmo que ela nem saiba o que isso de fato significa.

Quando você apóia de fato um tema e o exercita, a propagação se torna maior.

Se você analisar o assunto, perceberá que homens tendem a ser mais unidos e se defendem, pois praticam de fato a fraternidade.

Se a Mulher souber usar de maneira ética o Movimento, dará passos à frente nos campos profissional e pessoal.

Já com a definição da palavra, como se pratica enfim o exercício da Sororidade?

No campo profissional, você pode começar a exercer a sororidade dando espaço para colegas se posicionem, motivando e valorizando a sugestão de uma profissional que esteja em sua equipe ou até mesmo fora dela.

No campo pessoal, praticamos sororidade ao apoiar nossas pares, ao não julgá-las e criticá-las! Ao estendermos nossas mãos, oferecendo nossos pensamentos, nossas ações e energia em prol de um coletivo maior.

Há muitas de nós, líderes ou não, que praticam Sororidade Seletiva, que nada mais é que apoiar fazendo restrições à causa, seja gênero, seja religiosidade, entre outros.

Em ambos cenários, profissional ou pessoal, uma boa líder sabe motivar e fomentar essa ação ao ouvir com paciência as idéias de sua equipe, de sua família, ao dar espaço e apoio a uma profissional competente de se posicionar. Ao dar seu aval numa indicação de promoção a uma colega mulher quando sabe que ela realmente é mais preparada que outro candidato. Ao reconhecer a maturidade de sua filha, amiga, irmã, ou pupila para assumir novas responsabilidades.

Especialmente no campo profissional, Sororidade é não ter medo de ser preterida por outra colega mais qualificada! É não falar mal de uma concorrente, não apenas porque não se sabe o dia de amanhã, mas sim porque é realmente FEIO e DESLEAL!

Ah, se nós Mulheres soubéssemos o quanto temos que avançar nesse movimento, não perderíamos tempo com coisas pequenas!

Agora que você já sabe o que é Sororidade, quero te convidar para dar corpo a esse movimento, junto comigo e muitas outras Mulheres do Agro e da Vida. Exerça de maneira consciente a SORORIDADE  e aproveita agora a  inspiração da leitura e dê um sorriso gostoso de apoio e um elogio VERDADEIRO à sua colega aí do seu lado e quando chegar em casa, faça o mesmo com a sua filha, sua mãe e sua vizinha. Diga o quanto elas são Importantes e têm Potencial!

Diga a elas que Elas Podem e que também acreditem em seu próprio Potencial. Tenha certeza que com esse gesto simples, muitas vezes esquecido em nosso dia a dia tão agitado, você estará alimentando a corrente do Empoderamento Consciente.

Lembre-se também que você, isso mesmo, você aí que está lendo meu texto, que você pode ser mais e ser melhor!  Vem comigo? Vem ser uma multiplicadora do Movimento e dissemine a Valorização de outras Mulheres! Você será gratamente surpreendida por descobrir potenciais!

Um abraço carinhoso, 

 

 

 

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha Lenços do Agro. Participe!

3° CNMA

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 21 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Campanha Lenços do Agro. Participe!

3° CNMA

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 21 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!