13 de agosto de 2020

Você já pensou em seu legado profissional?

Você já pensou em seu legado profissional?

Se a resposta for Sim, Parabéns!

Alguns sequer têm noção sobre qual caminho profissional seguir, qual a verdadeira vocação ou qual papel desempenhar. Se essa situação parecer estranha àqueles que estão bem resolvidos e desfrutam de uma carreira estável e promissora, saibam que sua realidade nem sempre é universal!

Dentro desse grupo de profissionais que vem tentando se descobrir no mercado, muitos estão atuando hoje em negócio familiares, o que nunca foi uma tarefa fácil e ouso dizer que é tarefa para as pessoas fortes!

Na empresa familiar, toda a carga de emoções – boas e ruins – está aflorada e as preferências ou desafetos são muito explicitas. Não há imparcialidades! Pelo contrário: e viva as preferências! Obviamente que estou aqui generalizando. Há empresas familiares que sabem definir gestão. Testar as habilidades de familiares para melhor fluírem as tarefas. E há também aquelas que vetam completamente a gestão dos herdeiros e buscam apenas sucessores.

Uma vez ouvi um profissional muito bem-sucedido no mercado agrícola dizer que na empresa dele, os filhos (todos homens) apenas atuariam na gestão e participariam das tomadas de decisão se fossem tão ou melhores profissionais que ele, como diretor presidente, pudesse contratar no mercado. Bem orientado, o profissional agrícola conseguiu fazer essa avaliação, elaborou um plano de sucessão familiar bastante sólido e hoje apenas participa do conselho. Um dos filhos está no cargo de comando do grupo há alguns anos e até agora tudo corre bem!

Profissionalismo é tudo! Se você está no lado dos herdeiros/sucessores, permita-se buscar orientação de um coach profissional. Alguém que te ajude a entender seus potenciais e como superar suas limitações, afinal, todos nós temos nosso calcanhar de Aquiles! As vezes precisamos redirecionar nossos passos, só isso!

Caso sua posição seja oposta e você esteja na linha de frente, no quadro de comando, como Matriarca ou Patriarca, permita-se pensar em seu patrimônio e orientar os que vêm atrás, ou ao lado. Entenda que seu legado apenas será perpetuado se você conceder ferramentas para seus sucessores agir!

Todos estamos em busca de um legado!  E um legado não se constrói sem esforço!

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Agosto Dourado

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Agosto Dourado

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias