3 de julho de 2022

Quem sou

Vim de uma família muito próxima do Agro. Mesmo não tendo terras no Brasil, meus avós maternos produziam uvas para vinho em Portugal e meu pai trabalhou uma vida inteira em multinacionais norte americanas ligadas ao agro no Brasil.

E como uma fruta nunca cai longe do pé, eu aprendi desde cedo sobre o amor que vem da Terra. Cresci admirando o propósito de um setor inteiro, dentro e fora da porteira e que se desafia e atualiza constantemente para a nobre missão de alimentar o mundo.

Eu lembro ser uma criança idealista. Ouvia dizerem desde que era pequena que o Brasil era o celeiro do mundo e não aceitava a fome como realidade do nosso mundo. Mesmo morando na praia naquela época, em feriados eu costumava  acompanhar meu pai em seu trabalho. O escritório da empresa ficava anexo ao parque industrial e desde então eu me percebo gostando do cheiro de uma indústria de processamento da soja.

Anos se passaram e eu continuo gostando desse cheiro.

Cresci com uma mente fervilhante e nunca me permiti não sonhar em construir uma história que fizesse a diferença na vida das pessoas. Tenho o apoio de um companheiro que me impulsiona a ser melhor a cada dia e dos meus filhos que são a razão do brilho dos meus olhos.

Tenho opiniões definidas e falar sobre elas nunca me dá preguiça. Às vezes mudo de opinião, afinal os fatos mudam, mas minha essência e propósitos permanecem.

Na minha estrada profissional, nestes 24 anos de agro, o respeito pelos meus ideais só faz crescer.

Ter conquistado visibilidade e autoridade em um universo ainda masculino me fez pensar que não seria suficiente que apenas eu rompesse limitações e paradigmas. Eu não seria eu se deixasse de oportunizar esse caminho à outras tantas profissionais que buscam entender seus protagonismos.

Foi pensando nisto que abri portas para que cada vez mais mulheres pudessem buscar inspirações e também ferramentas para capacitação.

O blog, um projeto guardado na prateleira por tantos anos, consolidou um movimento que eu já realizava há muito tempo: fomentar informações e provocar a participação de mais mulheres em assuntos técnicos ligados ao agronegócio.

Meu compromisso aqui é possibilitar através de uma linguagem clara e assertiva um caminho para ampliar conhecimento e inspirar profissionais no sentido de se descobrirem como protagonistas de um setor tão relevante.

Acredito que trabalhar o pilar conhecimento, exercitar práticas de sororidade e despertar habilidades através de inspirações são os caminhos mais sólidos para a valorização das mulheres do agro, independente se atuam dentro ou fora da porteira.

Que este canal seja a ponte para a construção de uma comunicação cada vez mais clara e assertiva sobre o setor e que cada vez mais tenhamos clareza sobre os aspectos sociais e econômicos da sustentabilidade. Um forte abraço

 

 

Andrea Cordeiro é empresária, formada em direito e especialista em Agronegócios pela ESALQ/USP 🌿

24 anos de agro com expertise em mercado de commodities agrícolas com foco em Comercialização 📉📈
é Articulista Agro para Broadcast do Grupo Estadão🌱

Colunista Agro para Canal Rural

Palestrante, Mentora e Consultora✨

Pioneira no Brasil como Idealizadora Missões Técnicas Agro com foco em Capacitação e networking para profissionais de dentro e fora da porteira ✈
Há mais de 20 anos Incentivando o movimento da Valorização da Mulher do Agro 📗📘📒
Co Autora do Livro Mulheres do Agro 📒
Idealizadora da Campanha “Lenços do Agro” 🎗

Instagram @andreasousacordeiro /Twitter @andreascordeiro /Facebook Andrea Cordeiro

Linkedin Andrea de Sousa Cordeiro

www.andreacordeiro.com

www.descomplicandooagro.com.br

 

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias