24 de outubro de 2021

13 de Setembro: Dia dos Agrônomos

Curiosidades e a importância desta data

A agronomia é uma ciência multidisciplinar que estuda as propriedades do solo e das lavouras de forma integrada e a sua relação com o meio ambiente. É graças a ela que a produção agropecuária atingiu o nível de desenvolvimento que conhecemos hoje, com técnicas que garantem o máximo de produtividade para o setor.

Em 13 de setembro é comemorado o Dia do Agrônomo, uma data importante para homenagear aqueles que tanto contribuem para a qualidade dos alimentos que consumimos, a produção sustentável e muitos outros benefícios que não existiriam sem o trabalho desses grandes profissionais.

Continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre a agronomia e de que forma ela beneficia a sociedade!

Como a agronomia evoluiu nos últimos anos e quais são as previsões para o setor?

A evolução da agronomia está diretamente relacionada à da agricultura, pois surgiu da necessidade de se implementar técnicas de cultivos mais eficientes. Por esse mesmo motivo, essa é uma das profissões que mais têm crescido nos últimos anos, e promete contribuir ainda mais para o nosso desenvolvimento econômico.

Além do Dia do Agrônomo, em 13 de setembro, também se comemora o Dia do Engenheiro agrônomo em 12 de outubro, uma vez que a profissão foi regulamentada pela primeira vez, nessa mesma data, em 1933.

Hoje, as atribuições do agrônomo vão muito além das práticas agropecuárias e da atuação direta no campo, englobando também trabalhos de pesquisa e extensão, ensino, consultoria, gestão rural, defesa sanitária, melhoramento genético de plantas e animais e diversas outras áreas de especialização.

A tendência é que o setor mantenha a sua expansão e se abra cada vez mais para o desenvolvimento tecnológico, tendo em vista o aumento da procura por profissionais e empresas que saibam conciliar a sua produtividade com a consciência ecológica.

Quais são as principais vantagens de ser um engenheiro agrônomo?

Contribuir para a produção sustentável

A agronomia é a carreira certa para quem gosta de desafios e deseja contribuir para um mundo melhor. Um dos maiores dilemas da sociedade atual é como atender às crescentes demandas por alimentos, mas sem ultrapassar os limites do próprio meio ambiente.

Os agrônomos são os profissionais mais qualificados para lidar com esse problema, pois são eles que usam o seu conhecimento científico para desenvolver as melhores práticas para a produção agrícola, de acordo com as características do local de plantio e das necessidades do agricultor.

É trabalho do agrônomo, por exemplo, desenvolver exemplares vegetais que sejam naturalmente mais resistentes a pragas e técnicas eficientes de cultivo, de forma a combater o uso indiscriminado de agrotóxicos.

Fortalecer o crescimento das regiões rurais

A agronomia também viabiliza o cultivo em regiões que normalmente não seriam vistas como boas produtoras, pois elabora técnicas que reduzem os efeitos das adversidades climáticas sobre as plantas e criam ambientes propícios para o seu desenvolvimento pleno.

Isso traz inúmeras oportunidades para os produtores dessas regiões, que ganham mais estabilidade nos seus meios de sustento e podem abastecer as comunidades locais com alimentos de qualidade.

Levar tecnologias para o campo

A tecnologia poderia solucionar muitos problemas típicos da agricultura, mas a escassez de informação e recursos impede que as propriedades rurais tenham acesso às novidades do setor. O agrônomo pode ajudar a mitigar esse desafio, ao unir a produção científica à realidade do campo.

Como iniciar na agronomia e se tornar um profissional de sucesso?

Há diversas possibilidades de carreira para quem deseja ingressar na agronomia. Os profissionais da área podem atuar tanto no setor público quanto no privado e se especializarem em uma de suas diversas áreas de atuação na indústria, no ensino e na pesquisa. Veja, a seguir, algumas dicas para iniciar na profissão.

Ter interesse na área

O primeiro passo é refletir se as suas motivações estão de acordo com as demandas da área. Os agrônomos precisam de um interesse genuíno em lidar com as questões ambientais e contribuir com a produção sustentável de alimentos, combustíveis, fibras etc.

Também é necessário ter uma grande vontade em aprender coisas novas, para conseguir acompanhar as novidades da sua área. Dominar um idioma estrangeiro é um diferencial que traz maiores oportunidades, tendo em vista a grande presença dos produtos brasileiros no mercado de exportação.

Investir em cursos e formação acadêmica

O agrônomo precisa ser formado em um curso de Engenharia Agronômica reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pois é onde ele vai desenvolver as competências mais essenciais para o exercício da sua profissão. O bacharelado tem duração de cinco anos e oferta desde conteúdos gerais até disciplinas profissionalizantes.

Mas é claro que uma faculdade sozinha não é o suficiente para aprender tudo que a área tem a oferecer, pois existem conhecimentos específicos que são aprendidos apenas na prática ou em cursos de especialização.

Buscar estágios e trainees

Todos os cursos de Engenharia Agronômica exigem um período mínimo de estágio para que os estudantes recebam os seus diplomas, mas essa também é uma oportunidade para que os futuros profissionais adquiram os seus primeiros conhecimentos práticos.

Já os programas de trainee são cargos oferecidos por empresas aos jovens que estão iniciando no mercado. Eles servem justamente para treinar profissionais que ainda precisam de experiência, além de encontrar talentos que possam integrar a equipe efetiva no futuro.

Estar de acordo com as regulamentações

Para atuar na agronomia, é obrigatório que o profissional seja registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) e se enquadre nas regulamentações estabelecidas pelo decreto N° 23.196, como ser formado em instituições nacionais de ensino oficialmente reconhecidas e revalidar o seu diploma, caso tenha estudado em escolas estrangeiras.

O Dia do Agrônomo existe para nos lembrar da importância desse profissional para o mercado e para o país!

Fonte

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias

Clique na imagem e garanta o seu!

Categorias