23 de setembro de 2020

Junho Vermelho 2020

A campanha visa alertar para a importância de manter os estoques de sangue abastecidos nos meses de frio.

Durante o inverno, é comum que os bancos de sangue do país fiquem desfalcados, já que essa é a temporada de doenças respiratórias e também quando as pessoas menos saem de casa. Por isso, foi criada, em 2014, a campanha Junho Vermelho, cuja proposta é alertar para a importância de fazer a doação mesmo nessa época do ano. Este ano, devido à crise do coronavírus, as quedas de doações estão mais acentuadas.

PERGUNTAS FREQUENTES:

É preciso algum documento de identidade?

Sim. Para doar sangue, o candidato deve apresentar um documento original, com foto, expedido por órgão oficial, como Carteira de Identidade (RG), Carteira órgão de classe (Coren, CRM, Crefito, CRO, CREA e outros), Carteira de Trabalho, Carteira de Habilitação (CNH), Passaporte, documentos digitais.

Como é feita a coleta?

1º – Realiza-se o “exame para anemia”, teste rápido que é feito com apenas uma gota de sangue obtido de uma punção no dedo (igual ao teste de diabetes). Candidatos à doação com anemia não devem doar.
2º – Verifica-se a pressão arterial, batimentos cardíacos e o peso do candidato à doação.
3º – Coleta-se, em média, 450 ml de sangue do doador e todo o material utilizado na coleta é seguro, esterilizado, de uso único e descartável após a utilização.
4º – Ao término da doação o doador recebe um lanche.

Quais os cuidados necessários após a doação de sangue?

1º – Evite dobrar o braço por aproximadamente 30 minutos.
2º – Evite carregar peso com o braço que foi realizada a doação por 4 horas.
3º – Evite esforços físicos exagerados no dia da doação.
4º – Aumente a ingestão de líquidos (água, chá, sucos).
5º – Não fume por cerca de 2 horas.
6º – Evite bebidas alcoólicas por 12 horas.
7º – Mantenha o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas.

O que acontece com o meu sangue após a doação?

Com o sangue coletado em TUBOS são realizados testes para classificar o seu tipo sanguíneo (Sistemas ABO e Rh) e testes sorológicos para identificar doenças infecciosas que são transmitidas pela transfusão de sangue como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, Infecção pelo vírus HIV e HTLV.

O sangue coletado em BOLSA é separado em até quatro componentes diferentes que são Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado. Estes “hemocomponentes” são armazenados e utilizados para transfusão somente após o resultado negativo dos testes sorológicos.

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

Caso os doadores não agendem horário, as unidades orientam contato telefônico prévio para informações sobre o movimento.

* IMPORTANTE: Em função da atual situação de pandemia enfrentada (coronavírus), a partir de 13/04/2020 o HEMEPAR CURITIBA passará a realizar atendimento somente por AGENDAMENTO VIA INTERNET. A entrega de senhas para atendimento da demanda espontânea fica restringida a um número de 30 senhas as quais serão entregues a partir das 07h:30min. O agendamento poderá ser realizado através deste mesmo site em Unidades da Rede/Hemepar Curitiba/Agendamento ou pelo site www.pia.pr.gov.br.

** IMPORTANTE: Em atenção ao Decreto Municipal Nº 470/2020, fica determinado o USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS para atendimento nesta unidade.

*** IMPORTANTE: Devido a pandemia, solicitamos aos nossos doadores com mais de 60 anos, que permaneçam em suas residências e somente compareçam a este hemocentro para realizarem sua doação quando a situação tiver voltado a normalidade.

FALE COM A HEMEPAR:
Tel: 0800 – 645 4555
rchemepar@sesa.pr.gov.br

PARA DOAR EM CURITIBA
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Tel: (41) 3281 4000

Fonte: Hemepar

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Para seu exemplar autografado envie um e-mail

Setembro Amarelo

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias