26 de outubro de 2020

15/10 – Dia Internacional das Mulheres Rurais

Ministério dos Direitos Humanos (MDH) celebra nesta segunda-feira (15), o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Na data o mundo reforça a luta desse segmento. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de mulheres que buscam atenção especial no quesito segurança, saúde, água e terra, entre outras questões. A temática é tão sensível que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que 2018 é o Ano da Mulher Rural.

A data foi instituída pela ONU em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres constituem 40% da mão de obra agrícola nos países em desenvolvimento.

As mulheres rurais brasileiras contam com crédito especial por meio do PRONAF Mulher. O Brasil conta ainda com o Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar Mulheres Rurais, que visa o reconhecimento e empoderamento das mulheres garantindo a elas autonomia, processamento e comercialização da produção, além de fortalecer e fomentar as atividades produtivas. O selo reconhece o papel das mulheres na soberania alimentar e promove o protagonismo no desenvolvimento sustentável, dando visibilidade ao papel feminino como agente econômico e sujeito político.

No âmbito do MDH, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, ressalta que as mulheres rurais podem contar com o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher e com as unidades móveis de atendimento à mulher, por exemplo. “A Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos também está trabalhando para defender emendas ao orçamento anual, a fim de apoiar essas mulheres com a construção de Casas da Mulher Brasileira no interior do país”, afirmou.

As questões que impactam as mulheres rurais foram o foco da 62ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres deste ano e a SNPM participou ativamente. “Durante a conferência, o Brasil conseguiu pautar a questão da diversidade das mulheres rurais, incluindo as indígenas e afrodescendentes que vivem no campo, assim como a necessidade de prevenção e enfrentamento ao HIV no meio rural”, ressaltou a secretária nacional de Políticas para Mulheres, Andreza Colatto.

Fonte

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista Oficial de Apoiadores

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Outubro Rosa

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Lista Oficial de Apoiadores

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Outubro Rosa

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias