23 de outubro de 2020

Desempenho da atuação das agricultoras nos motivou a lançar o Rally Mulheres do Agro

O Rally Mulheres do Agro superou todas as expectativas de seus organizadores. O comprometimento e a participação efetiva das produtoras rurais fez com que, o que antes era apenas um projeto abstrato, se tornasse realidade. O Rally se tornou uma ação de forte expressão no agro brasileiro, despertando o interesse de participação de diversas trabalhadoras do setor.
A iniciativa do Rally Mulheres do Agro surgiu através do casal de jornalistas Marcelo Souza e Fabiane Cavina Souza, diretores da Revista Agrícola, que completa 10 anos no ano que vem. Ao longo deste período, foram várias as experiências sucedidas e outras bem desafiadoras, mas sem dúvida, podemos afirmar que o projeto Rally Mulheres do Agro é uma das ações de grande sucesso criadas pela empresa.
Em 2015, foram dados os primeiros passos, abrindo espaço para diversas matérias que registravam a liderança de produtoras rurais em fazendas e sítios localizados na região do Vale Paranapanema, no estado de São Paulo.
No ano de 2016, a Revista Agrícola foi parceira de mídia do Congresso Nacional das Mulheres do Agro, no Transamérica Expocenter, em São Paulo, o que possibilitou estreitar laços e conhecer ainda mais a atuação das produtoras rurais em diversas regiões. No ano seguinte, ficou muito claro a importância da participação da mulher no setor do agro.
Todos os anos, a Revista Agrícola edita uma Edição Ouro, um conteúdo especial com a cobertura de diversos eventos do agro promovidos nos estados do Paraná e São Paulo. É um período onde todos da equipe de redação se desdobram para atender a demanda, pois os encontros são realizados em datas muito próximas e alguns coincidem com a mesma data. Durante esses momentos,foi possível enxergar que a atuação feminina do agro não era um fenômeno isolado, de uma produtora aqui e outra ali, mas sim, uma atividade que crescia rapidamente e ganhava destaque por todo o Brasil.
Diante desta realidade, a Revista Agrícola iniciou um espaço especial na edição impressa, registrando a atuação feminina no agro e, aos poucos, foi criando-se um banco de dados e contatos com o nome de produtoras rurais de diversas culturas e regiões. Isso possibilitou a formação de um conteúdo rico de depoimentos e histórias inspiradoras das mulheres do agro.
No final de 2018, a revista teve a iniciativa de elaborar o lançamento do Rally Mulheres do Agro. Já era realizada ações desse formato com a Expedição Milho Safrinha ‘Rally Campeões de Produtividade”, mas não havia certeza de que essa proposta iria ter adesão das produtoras rurais.
Com muita ousadia, o ano de 2019 marcou o lançamento da 1ª Edição do Rally Mulheres do Agro. Para a surpresa da nossa equipe de reportagem, o projeto não só foi aceito pelas produtoras rurais, mas também conquistou mulheres do agro, pesquisadoras, engenheiras agrônomas, gestoras do agro de diversos estados e de inúmeras culturas.
Na trajetória do Rally, a Revista recebeu diversos telefonemas e e-mails de produtoras querendo participar e saber mais detalhes do projeto. Atualmente, com uma agenda cheia de entrevistas, fica consumado o sucesso da iniciativa

Rally Mulheres do Agro

Idealizadores do Rally Mulheres do Agro: Fabiane Cavina Souza e Marcelo Souza

4 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lista Oficial de Apoiadores

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Outubro Rosa

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias

Lista Oficial de Apoiadores

Lenços do Agro 2020: Cadastro de Apoiadores

Clique na imagem e garanta o seu!

Outubro Rosa

#oAGROporELAS

Campanha Máscaras Solidárias do Agro

Categorias