15 de novembro de 2018

Diário Missão Mulheres do Agro – 21/08

Em nosso quinto dia de atividade partimos cedinho de Saint Louis para estar em Irving às 08h00. Visitamos o casal Sandler que recebe o Missão Mulheres do Agro pelo quarto ano seguido ! Saímos de Saint Louis com tempo nublado e temperaturas amenas e chegamos em Irving debaixo de garoa e temperaturas atipicamente baixas .

Ficamos felizes ao constatar que as safras de soja e milho do casal apresenta condições espetaculares e quase parecidas com as da temporada anterior. Na região, ao contrário do que ocorreu em pontos do noroeste do estado de Illinois, centro e sul de Iowa e Missouri, recebeu chuvas nos momentos certos e com exceção de uma janela pequena de tempo, registrou temperaturas adequadas. Apenas no meio de junho tiveram lavouras de milho tombadas por fortes ventos. 🌱🌱🌱

As plantas de milho na maioria apresentam 2 espigas com bom porte. As lavouras de soja de ciclo precoce com bom potencial produtivo, cerca de 50 viagens por pé e na maioria com 3 grãos porém a de ciclo longo apresentam condições ainda melhores, com aproximadamente 70 vagens por pé.

Depois da visita à lavoura fomos conhecer a unidade de abastecimento de químicos e fertilizantes da cidade vizinha, Pana. Há 3 anos uma cooperativa da cidade de Effinham implantou a misturadora de químicos totalmente automatizada e com capacidade para programação de are 3 cargas. A instalação consegue abastecer simultaneamente 2 caminhões.
Os produtores compram químicos na formulação desejada e na quantidade necessária seja em galões pequenos ou tonéis maiores e também conseguem abastecer diretamente seus pulverizadores.

Segundo o gerente da unidade tal permite não apenas a redução de custo por parte do produtor mas agiliza processo de plantio do produtor daquela região que na média cultiva 2 mil acres em cada Safra. Segundo ele, antes o produtor precisava entre 15 dias a 20 dias para plantar e atualmente consegue reduzir o tempo para 4 a 5 dias.
O produtor compra seu químico e o mistura na instalação ao invés de comprar em quantidades pequenas de de maneira separada.

Clique abaixo e confira as fotos!

 


Diário de hoje Parte II

Após as visitas em Irving e Pana fomos até Mattoon para uma visita ao produtor Bill Voigt, um produtor que é líder local que recebe a Missão Mulheres do Agro há 3 anos.

Lá conversamos também com o brasileiro Renato Kalkmann gerente da fazenda.

Lá confirmamos as informações que as lavouras de soja da região estão em boa situação, ao contrário das lavouras que vimos durante os 4 primeiros dias de Missão.

Nós nos atualizamos sobre opções de softwares para o Agro, novas tecnologias, práticas de cultivo e é claro, sobre política.

 


 

Diário de hoje Parte III

De Mattoon fomos a Bethany visitar Lucia e Paul Roney produtores de soja e milho que nos receberam com um delicioso bolo caseiro de Morango e cookies recém saídos do forno. 🍪🍪🍪

Lucia é brasileira e mora há 43 anos nos Estados Unidos. Conheceu Paul em Cuiabá. Ele morou 3 anos no Brasil fazendo voluntariado no início dos anos 70, e levou seus conhecimentos na agricultura, contribuindo para disseminar técnicas para o plantio de soja no Brasil.

Esse casal é sensacional. Passamos quase 2 horas conversando sobre Sucessão e o papel da mulher no agro dos EUA. Lá também encontramos Pam, produtora da região que fez questão de prestigiar nossa visita ao casal! Pam assim como Lucia são produtoras que desempenham funções na fazenda desde pagamentos, compras, aram, pilotam máquinas, caminhão e também desenvolvem atividades familiares no final da tarde, começo do dia ! 🚜🚜🚜

Demos ótimas risadas como casal que nos deixou pilotar o trator de 1939 e nos permitiu alimentar as cabras!  🐐🐐🐐

Quando vimos já era hora de sair para Tuscola.

Já estamos com saudades e voltaremos em 2019, com certeza!  

 

Adicionar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha Lenços do Agro. Participe!

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 21 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!

Campanha Lenços do Agro. Participe!

Andrea Cordeiro

Andrea Cordeiro

Brasileira, Casada, 2 filhos lindos, uma Mente Fervilhante, Amante do Universo Agro há 21 anos, Idealizadora do Projeto Missão Mulheres do Agro e cidadã engajada na causa da profissionalização da Mulher no Agronegócio!